Acolher refugiados de países em situação de guerra, vítimas de perseguição religiosa e crise econômica e social, assegurando acolhimento temporário em condições dignas e seguras, é o objetivo do Programa Reconstruir – Apoio a Famílias Refugiadas.

Seu funcionamento se dá em sistema de casa de passagem, por um período de até seis meses, os acolhidos são preparados para se estabelecerem com autonomia no Brasil.

Por meio de parcerias, o programa oferece aulas de Língua Portuguesa, aprendizado sobre a cultura brasileira, apoio psicológico e espiritual, encaminhamento das famílias a rede socioassistencial e as crianças à rede pública de ensino e auxílio na regularização dos documentos junto à Policia Federal.

O atendimento é direcionado a casos de vulnerabilidade social que envolvam mães com filhos, viúvas, famílias e mulheres sozinhas.

Durante todo processo de desacolhimento das famílias, elas recebem apoio na mudança para o seu novo lar, desde mobílias e utensílios básicos para montar uma casa. Para isso, o programa busca firmar parcerias e doações de toda espécie. 

O projeto “Famílias em Movimento”, um desdobramento do Programa Reconstruir – AEBVB, pretende dar continuidade ao acompanhamento das famílias em seu novo meio social, após o desacolhimento institucional, até que elas se encontrem aptas para enfrentar os desafios da nova cultura.

Siga-nos nas redes sociais