Juntos fazemos o bem!

Origem

O Fórum Refugiados é uma iniciativa da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção – AEBVB, por meio do Programa Reconstruir – Apoio a Famílias Refugiadas, com parceria de Tearfund, Refugee Highway Partnerchip – RHP e Visão Mundial.

Por que promover o Fórum Refugiados?

Desde a Segunda Guerra Mundial, nunca tantas pessoas se deslocaram pelo mundo, em busca de refúgio, por causa de conflitos e guerras. Segundo o relatório da ACNUR “Tendências Globais 2016”, o mundo conta atualmente com 65.6 milhões de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos – mais de 300 mil em relação ao ano anterior.

Estatísticas indicam que 49% dos refugiados são mulheres e crianças, e 50% tem menos de 18 anos de idade. Esse total representa um vasto número de pessoas que precisam de proteção no mundo inteiro.

É hora de a igreja brasileira ocupar o seu espaço neste cenário, manifestando o Reino de Deus e a Sua Justiça, agindo em favor daqueles que estão em meio a muitas perdas e sofrimentos.

Para tanto, são necessárias pessoas com o coração pulsando por esta causa que requer muita entrega, um trabalho integrado, ambientes para trocas de experiências, construção de alianças estratégicas e capacitação. É imprescindível se apropriar das leis nacionais e internacionais que regem este tema, tomar conhecimento das demais iniciativas nesta área, desenvolver metodologias e trabalhar muito.

O tema Lugar de Refúgio – Um olhar atento para o Brasil tem por objetivo impulsionar a conscientização para as necessidades do refugiado no Brasil, desafiando cada um à postura de maior adesão em ações concretas em favor da causa. Desta forma, pretende contribuir com uma pequena parcela neste enorme desafio, reunindo líderes, igrejas e organizações para juntos, nos dias 22 e 23 de setembro, estreitarem os laços, fortalecerem os vínculos fraternos, aprenderem uns com os outros e depois, voltarem para os seus postos nos “campos de batalha”.