No dia 16 de outubro de 2021 (sábado) acontecerá a quinta edição do Fórum Refugiados com a temática “Igreja e Refugiados: Caminhos para o Amanhã”.

A AEBVB quer promover através do 5º Fórum, caminhos de fortalecimento da igreja de Cristo no desenvolvimento de ações atuais e levará a reflexões quanto aos desdobramentos que o acolhimento e a integração do migrante e refugiado se dará nos próximos anos.

Devido às flexibilizações que já são possíveis devido ao coronavírus, este ano o evento continuará sendo GRATUITO e terá formato online e presencial, sendo este na PIB de Santo André.

Esteja junto com a gente!

O evento será transmitido simultaneamente pelos canais do Facebook e Youtube da AEBVB.
Siga-nos e fique ligado! 😉

Se inscreva no canal

Para acessar nossas lives do Fórum.

Confira nossa programação

Preparamos uma programação muito especial para você! Conteúdos específicos para cada mesa.

Foto Família Refugiados Reconstruir
  • Palavra de Boas Vindas (Débora Fahur/AEBVB)
  • Leitura Bíblica e oração (Pr. Marcos Grava / PIB Santo André)
  •  A importância de formar redes: igreja, poder público e privado (Ioná Barbero / Rede Refúgio de São José do Rio Preto)
  • Acolhimento na igreja: questão social e cultural (Pr Elivelton Silva / Igreja Haitiana de Sarandi)
  • A perspectiva da integração indígena Warao (Pr Felix Cobos / World Horizons Brasil)
  • Autonomia e profissionalização do migrante (Priscilla Rossi / INCEC)
  • Integração do migrante e refugiado na universidade (Pr. Rocindes Correa / UniEvangelica)
  • Palavra de Boas Vindas com Pr. Tércio Sá Freire – AEBVB, Araçariguama/SP
  • Leitura bíblica e oração com Pr. Mario Orestes – Canoas/RS
  • Testemunho Emmanuel Predestin
  • Testemunho Pr. Antonio e Maria López
  • Criando ações de longo prazo na Igreja (Erick Perez / Instituto Sendas)
  • O desafio multicultural nas igrejas (Pr Amauri Oliveira / Igreja Presbiteriana da Penha)
  • Palavras finais e agradecimentos –  Pr Tércio Sà Freire
  • Palavra de Desafio – Welinton, Visão Mundial
  • Campanha Como Nascido entre Nós (Cláudia Moreira / Tearfund)
  • Rede de Apoio no Oriente Médio (José Prado / ABUNA)

Preletores

Rossindes Correa

Projoetos Humanitários Internacionais do Centro Universitário Unievangélica

Rossindes Correa Coordenador de Projoetos Humanitários Internacionais do Centro Universitário Unievangélica – Anápolis/GO. Membro do Comitê para Políticas Públicas sobre Imigrantes e Refugiados do Estado de Goiás

Felix Cobos

Diretor da World Horizons Brasil

Felix Cobos é casado com Diana e tem 3 filhos. Mora em Bauru-SP. É venezuelano, tecnólogo em eletricidade, diretor da World Horizons Brasil, e antes de vir ao Brasil trabalhou com plantação de igrejas entre indígenas Waraos da fronteira da Venezuela com a Guiana;

Débora Fahur

Diretora de Programas Sociais da AEBVB

Débora Lília dos Santos Fahur é psicóloga, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social. 

É diretora de programas sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção.

Pr. Tércio Sá Freire

Diretor de Programas Sociais da AEBVB.

Pastor Tércio Sá Freire de Oliveira é Diretor de Programas Sociais da AEBVB e pastor da Comunidade Vale da Benção em São Roque/SP

Claudia Costa Moreira

Diretora nacional da Tearfund, organização cristã internacional

Claudia Costa Moreira dedica-se a integrar sua fé com seu trabalho na promoção do Reino de Deus de justiça e paz. É diretora nacional da Tearfund, organização cristã internacional que há mais de 50 anos trabalha em parceria com igrejas e organizações comunitárias para reduzir a pobreza e a injustiça.  Sua jornada inclui formação em administração de empresas e pública, pós-graduação em Marketing e em Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos, além de 12 anos de serviço na Visão Mundial Brasil, onde ocupou o cargo de diretora de marketing e captação de recursos e está concluindo o mestrado em construção de paz e transformação do conflito no Centro de Justiça e Paz da Eastern Mennonite University, no Estado da Virginia, EUA.

Elivelton Silva

Pastor de Igrejas Haitianas

Teólogo, Missiólogo e atuante na área Antropológica. Desenvolve e Coordena serviços de Acolhimento e Integração á Refugiados e Imigrantes em alta Vulnerabilidade Social. Pastor de Igrejas Haitianas e e outras comunidades Transculturais na região de Maringá-Paraná e mais de 117 Igrejas no Haiti, 4 na República Dominicana. Liderou, Coordenou e presta mentoria a ONGs e Projetos de Terceiro Setor. Diretor da CONFECA- PR (Conselho Federal de Capelania); Líder da FETEB- PR; Conselheiro de Políticas Sobre Drogas. Conselheiro Consultivo de Políticas Públicas para Migrantes e Refugiados. Hábil em Metodologias de Prevenção, Acolhimento e Integração Social no Setor Público e Social. É diretor da Escola de Ensino Primário na República Dominicana e diretor do Curso de Missiologia do Instituto Teológico IRP.

Emmanuel Predestin

Primeiro Haitiano a ocupar cargo de secretário municipal na história de Maringá

Emmanuel Predestin, 33 anos, veio ao Brasil há 11 anos estudar Agronomia pois ganhou uma bolsa de estudos pelo governo do Brasil. Emmanuel Predestin é o primeiro imigrante haitiano a ocupar cargo de secretário municipal na história de Maringá. Emmanuel possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi monitor de matemática/ matemática aplicada. É mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Biotecnologia Ambiental na mesma universidade. Tem domínio da língua francesa e portuguesa e proficiência em inglês. Na pasta, será responsável pelas políticas públicas a favor da juventude, imigrantes, igualdade racial e cidadania em geral. É membro da 2 Igreja Presbiteriana Independente de Maringá e está pastoreando uma das igrejas haitianas na cidade de Maringá ligada também a 2 IPI.

Pr. Antonio José López Marval

missionários da Convención Bautista de Venezuela

Pr. Antonio José López Marval, sua esposa María del Valle Velásquez de López e seu filho José David Antonio López Velásquez. Eles são missionários da Convención Bautista de Venezuela. Enviados para o Campo Misionero peça la Iglesia Bautista Jesucristo es el Camino de Puerto la Cruz e desenvolvem seu ministério entre os indígenas Waraos desde 1997, já são 7 igrejas formadas dentro de comunidades Waraos discipulam, preparam obreiros e os materiais para este treinamento, desenvolvem programa de desenvolvimento comunitário e muito mais.

Pr. José Prado

ABUNA / Refugee Higway Partner

Pastor, conferencista, fundador e presidente do Instituto ABUNA, membro da liderança global e facilitador para América Latina da RHP – Refugee Highway Partnership, fundador e presidente da REMIR – Rede de Apoio ao Refugiado e Migrante, membro da liderança nacional e professor do Movimento Perspectivas.

Pr. Marcos Grava

Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista de Santo André

Pr. Marcos Grava – Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista de Santo André desde 2017 é o ex-presidente da organização Atletas de Cristo e ex-atleta de Handebol.

Participou por quase 20 anos da Junta de Missões Mundiais, sendo coordenador do Programa Esportivo Missionário – PEM.

Erick Perez

Instituto SENDAS


Missionário da 2ª IPI de Maringá entre refugiados e imigrantes. Pesquisador na área de teologia e migrações internacionais.

Presidente do Instituto Sendas – organização que trabalha na integração sócio-economica de migrantes internacionais e solicitantes de refúgio em Maringá e região.

Ioná Barbero

Coordenadora da Rede Refúgio- IPI Rio Preto

Ioná Barbero, Coordenadora ao lado de Silas Barbero da Rede Refúgio- IPI Rio Preto. Formação Assistente Social . Tem 30 anos de experiência em contexto transcultural do Norte da África e Oriente Médio.

Pr. Jonathan Ferreira dos Santos

Cofundador o Vale da Bênção

Pr. Jonathan Ferreira dos Santos: fundou o Vale da Bênção, juntamente com Pr. Décio de Azevedo (in memoriam), instituição que promove inclusão social a crianças e adolescentes no interior de São Paulo, do qual é presidente. A comunidade Vale da Bênção também agrega outros projetos como: Seminário Teológico, área para eventos, pousada, centro de oração e escritórios da AEBVB e Missão Antioquia. Hoje é casado com Pra. Adelaide Cavalcante dos Santos e juntos criaram o Movimento Nacional de Evangelização no Sertão Nordestino.

Pr. Amauri Oliveira

Mestre em Criências da Religião

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil Há 29 anos. É bacharel em Teologia pelo Seminario Presbiteriano Nicodemus Eller e pelo Instituto de Teologia Aplicada – INTA e mestre em Criências da Religião pela Universidade Presebiteriana Mackenzie. É também palestrante em eventos de casais e famílias no Brasil e no exterior, e autor dos livros “Arrume sua casa” e “Álbum de familia: o caminho para a cura e restauração da familia”. É casado com Marcia Beatriz há 27 anos, é pai de Isabela, Amauri Junior e Gabriela. Atualmente é pastor titular da Igreja Presbiteriana da Penha em São Paulo / SP.

Priscilla Rossi

Diretoria do Instituto Cristão de Ensino e Cultura (INCEC)

Priscilla Rossi é formada em administração pela FEA/USP com pós graduação em gestão financeira pelo Insper e mais de 12 anos de experiência na área financeira corporativa. Atualmente membro da diretoria do Instituto Cristão de Ensino e Cultura (INCEC) em São Paulo e coordenadora do Projeto Refúgio, iniciativa do INCEC que atende migrantes internacionais em situação de vulnerabilidade socioeconômica na grande São Paulo.

Welinton Pereira

Diretor de advocacy da Visão Mundial

Pastor metodista , mestre em direitos humanos e cidadania pela Universidade de Brasilia – UnB.

Diretor de advocacy da Visão Mundial. Casado com a Meire , pai da Talitha e Asafhe.

Atualmente a Visão Mundial desenvolve o Projeto Juntos Pela Venezuela com duas linhas principais: apoio as igrejas e organizações evangélicas que acolhem venezuelanos no Brasil, e apoio a igreja na Venezuela.

Participe do V Fórum Refugiados e saiba com apoia a causa do migrante e refugiado!
A Inscrição é GRATUITA.

ORGANIZAÇÃO:

APOIO:

Facebook
WhatsApp
Email