Juntos fazemos o bem!

AEBVB

Mensagem - Novembro/2014

“Quero contar todas as coisas maravilhosas que o Senhor tem feito”.  Salmos 9:1 

No início deste ano, fomos desafiados a redesenhar o PROGRAMA LER PARA TRANSFORMAR, que é uma ação que desenvolvemos há mais de cinco anos com crianças matriculadas no ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino em Araçariguama. Tivemos a oportunidade de ampliar o atendimento para mais duas escolas municipais.

O Programa consiste em despertar na criança o prazer pela leitura de forma prazerosa e interativa. Durante a mediação da leitura os alunos tem a oportunidade de ler em voz alta, compartilhar as histórias com os colegas, sempre orientados pela mediadora. Essa prática contribui para que eles aprendam a ler, tenham conhecimento dos diversos gêneros literários e desenvolvam as habilidades cognitivas e a criatividade.

É nesta dinâmica de estar junto com a criança, ter a possibilidade de oferecer um tempo de qualidade pedagógica e desenvolvimento integral, que temos tido a oportunidade  de conhecer crianças como o João, conforme relata a pedagoga Alessandra, coordenadora do programa.

“Quando tocamos no ombro do João pela primeira vez, ele teve uma reação muito forte de se esquivar e espontaneamente falou: Você quer tirar os espíritos que estão em mim? Essa atitude nos levou a termos um olhar mais cuidadoso para com ele e a tocá-lo  orando silenciosamente por ele todas as vezes que estamos na sua sala. 

A escola destaca João como “aluno problema”. Ele tenta chamar a atenção o tempo todo com gestos e palavras maliciosas, provocando os alunos e resistindo qualquer figura de autoridade.

No seu cotidiano, ele se coloca em situações de risco, o que contribui para sempre sofrer pequenos acidentes. Logo que iniciamos a mediação, João se arrastava pela sala, como cobra, ficando muito sujo. Ultimamente, com as conversas que temos tido, essa situação tem melhorado.   

Temos percebido mudanças na vida do João. O fato de nos aproximarmos e mostrarmos interesse por ele tem fortalecido a sua valorização pessoal. Normalmente, após a mediação ele nos pergunta se naquele dia seu comportamento melhorou. “Desta forma, vamos mantendo o vínculo afetivo com ele.” 

Através de uma parceria, adquirimos várias Bíblias ilustradas que nos ajudam a transmitir os princípios cristãos e o amor de Jesus pelas crianças.  Esse é um tema frequente nas mediações e contribui para que muitas crianças nos procurem para relatar fatos  das suas vidas pessoais e familiares.  Aproveitamos  essas oportunidades para orar com elas e transmitir-lhes o amor de Jesus.

No último mês, adquirimos uma folha de  papiro grande que  está servindo para ilustrar os módulos  sobre a origem do livro. Essa folha facilitou a apresentação da Bíblia, sua origem, veracidade,  e  valor como Palavra de Deus. 

Louvamos a Deus por este PROGRAMA LER PARA TRANSFORMAR, que de fato, tem possibilitado transformação na vida de crianças.

Você, querido irmão, querida irmã que tem sido parceiro do Ministério Vale da Benção, também tem sido instrumento para abençoar estas. Agradecemos pelo seu apoio e sua dedicação em permanecer nos apoiando.

Queremos continuar participando da vida de muitas crianças, assim como participamos da vida do João.

Continue conosco! Continue com nossas crianças!

 

Débora Fahur

Novembro 2014