Juntos fazemos o bem!

AEBVB

Mensagem - Fevereiro/2012

“Bem-aventurado o que acode ao necessitado”.

Salmos 41:01

Queremos iniciar o ano de 2012 contando as bênçãos do ano que se passou.

Havíamos assumido um programa de atendimento a famílias em situação de altíssima vulnerabilidade social em Perus, região norte de São Paulo. 

Já contávamos com cento e oitenta famílias inseridas em oficinas de geração de renda, o início de uma cooperativa dirigida por elas próprias e algumas histórias muito lindas de famílias que estavam começando a experimentar uma vida mais produtiva e participativa na sociedade.  Foi em 2011, em meio a este cenário, que recebemos um novo desafio da Prefeitura de São Paulo para atender outras mil famílias em situação de muita pobreza.

À princípio nossa resposta foi negativa, pois não possuíamos o recurso financeiro mensal necessário para complementar a verba que receberíamos da Prefeitura. Apesar de termos dito “não” havia uma inquietação no nosso coração,  sabendo que estaríamos deixando de contribuir para que aquelas mil famílias pudessem ter  histórias diferentes, com mais dignidade, oportunidade e conhecimento do amor de Deus.

Em meio a muitas orações, conversas e cálculos, entendemos  que o Deus que vem nos sustentando até agora, haveria de continuar a nos sustentar e se encarregaria também de levantar outros parceiros para nos ajudar. Foi assim que mesmo sem o recurso financeiro total necessário, decidimos assumir este desafio.

Nesses poucos meses de trabalho já estamos com trezentas e cinquenta famílias cadastradas que recebem visitas domiciliares, participam de oficinas e de grupos de crescimento. Mulheres que já não tinham motivação para continuar vivendo, hoje participam ativamente nas oficinas de artesanato e costura, enquanto que os homens participam de oficinas de hidráulica e instalação de esquadrias de alumínio.

As necessidades dessas famílias são as mais diversas possíveis. Uma das orientadoras, ao visitar a família de Luzia, encontrou a sua filha Larissa, ainda jovem, vítima de um tiro nas costas devido a um assalto que a deixou paraplégica. Sua cadeira de rodas estava quebrada, comprometendo sua qualidade de vida. Alem disso, o atendimento do posto de saúde local estava muito precário. A técnica acionou o posto de saúde central solicitando um melhor atendimento à Larissa e fez encaminhamentos para que ela recebesse uma nova cadeira de rodas.  Para surpresa e alegria de Larissa, uma senhora da comunidade local ofereceu uma nova cadeira e Larissa passou a receber mais assistência do posto de saúde.

Nosso pessoal tem tido a oportunidade de orientar e auxiliar pessoas idosas para darem encaminhamento às suas aposentadorias. Muitos pais são orientados sobre matrículas dos filhos na escola, solicitações de auxílio doença, encaminhamentos para tratamentos médicos, para programas de transferência de renda e empregos, entre outros.  Muitas dessas pessoas nem ao menos sabem que possuem esses direitos. Outras, mesmo sabendo, não têm apoio, encorajamento e orientação para acionarem estes recursos. Quando recebem o benefício voltam com muita alegria para agradecer.  

A movimentação na casa é grande. São muitas famílias chegando a todo o momento para participar dos grupos e cursos, solicitando ajuda para seus problemas pessoais e familiares. 

A equipe de trabalho se reúne todas as manhãs antes de iniciarem as atividades para buscar de Deus sabedoria e os recursos necessários para os atendimentos. As famílias não são despedidas sem antes receberem uma palavra de esperança sobre o amor de Jesus e o Seu plano não só para resgatá-las da pobreza social, mas oferecer-lhes vida plena.

Por tudo isto que relatamos, é que começamos 2012 com alegria e fé, esperando no Senhor Deus que supre todas as nossas necessidades.

Precisamos de você e do seu apoio em 2012, lembrando sempre de nós, das crianças, adolescentes e famílias que atendemos no Vale da Bênção.

 

Que o Senhor o abençoe grandemente!

Débora Fahur | Diretora de Programas Sociais