Juntos fazemos o bem!

AEBVB

Mensagem - Abril/2016

“ Ensina a criança no caminho que deve andar, e quando for mais velha, não se desviará dele.” Provérbios 22:06  

 

Caro irmão, 

Hoje vamos falar sobre um excelente trabalho que temos realizado atendendo mais de 900 crianças em escolas públicas. 

O Programa Ler para Transformar iniciou em 2007, quando passamos a atender sessenta crianças de uma escola pública em Araçariguama – SP. 

Na ocasião alugamos uma casa e as crianças vinham acompanhadas das professoras no período letivo e depois retornavam para a escola. Logo percebemos que este trabalho daria muitos resultados para crianças que apresentam dificuldades na leitura, na expressão verbal e escrita. 

Foi quando nos deparamos com Mariana, sete anos que não lia e não reconhecia o alfabeto. Passamos então, além da leitura em grupo, acompanhá-la mais de perto, ajudando-a nesta aprendizagem. Foi assim que Mariana foi alfabetizada – através da leitura e muita atenção. 

O Programa consiste em apresentar para a criança ou para um grupo de crianças, diversos gêneros da literatura. Os gêneros incluem conto, fábula, romance, crônica e o livro mais importante da história da humanidade – a Bíblia. 

Histórias são contadas de forma descontraída, com recursos áudio-visuais, dramatização. No outro momento, as crianças são motivadas a ler e a contar sobre o que leram, expressando o que entenderam daquela história. 

É aí que as crianças são despertadas e “pegam” o gosto pela leitura e vão se tornando próximas aos livros de forma lúdica e interativa. 

É neste espaço de leitura e convivência com as crianças que vivenciamos situações como as que seguem. 

Carlos, sete anos, apresentava comportamento de agressividade e rebeldia, devido ao histórico de abandono e rejeição por parte dos pais. Atualmente tem experimentado mudanças muito significativas em sua vida. Hoje é participativo e afetivo com as mediadoras e colegas de sala de aula. Foi buscando lançar boas sementes no seu coração e intercedendo em seu favor que pudemos vivenciar um processo de transformação pelo poder do amor, pela prática do respeito e do perdão. 

Luan, sete anos, Todas as noites sonhava com “monstros” e dizia ter muito medo na hora de dormir. A mediadora da leitura orou com ele apresentando Jesus como seu super herói com poder de combater todo mal. Desde então, Luan disse que aprendeu a orar antes de dormir e “o mal foi embora”, com o entendimento que Jesus o ajuda a caminhar, “Ele não mora na televisão, mas no coração”

É através da dinâmica de LER que muitas crianças são TRANSFORMADAS e fortalecidas na sua saúde emocional e no entendimento que Deus as ama. 

Estas experiências relatadas são milagres de transformação que acontecem com centenas de crianças todos os anos. 

“As nossas crianças estão sendo bombardeadas com toda espécie de influências malignas. Fomos chamados com a missão de levar Jesus aos corações dos pequeninos e dizemos: Eis-nos aqui Senhor, usa-nos segundo a tua vontade e o teu querer”. 

(depoimento Alessandra Barros, pedagoga e coordenadora do Programa Ler para Transformar.) 

Louvamos a Deus pela oportunidade de sermos instrumentos de bênçãos para estas crianças e contamos com o seu apoio para isto. 

Continue conosco! Continue com nossas crianças! 

Débora Fahur 

Abril 2016